Nat - dúvida conceitual

Title: Nat - dúvida conceitual

Pessoal, o caso já está resolvido, mas não entendi o o porque. Vê se alguém pode me explicar.

Situação: Tenho uma rede com firewall+nat+squid com debian 3.1 r1 kernel 2.6.8. Estava com sérios problemas no logon das máquinas da rede, porque nelas colocava, como dns primário, o ip do autenticador de domínio (AD) e como secundário, o ip do dns aqui da usp, que acreditava ser necessário para navegar na net. Acontece que ele demorava mais de 10 min pra logar cada máquina. Aí fiz um teste que curiosamente funcionou: deixei nas estações só o dns do servidor do AD e o logon foi praticamente instantâneo (era esperado), mas curiosamente a internet continuou funcionando. Quando se faz NAT de uma rede falsa, não é necessário colocar o dns na configuração dos micros da rede? colocando só ip, mascara e gateway, ele já consegue navegar???

Grato

Daniel