Portas Seriais

Estou tendo dificuldade para instalar meu modem ISA(USR Sportster 33.6
Internal).
Ele está configurado como plug-and-play(sem jumpers), mas o
Debian(woody 3.0 r1 atualizado para sarge - quase todo) não usa a
porta correta. Eu tenho que configurar  à unha(com setserial e no
serial.conf), porém a cada inicializaçao ele modifica tudo, ou aparce
uma mensagem parecida com "/dev/ttyS1...safety check engaged.."  e
deixa de reconhecer o modem. Ah! Como ele não reconhece, eu uso o um
live cd(Dizinha, baseada no Debian/Knoppix), dou sudo pppconfig,
"detecto" o modem. Achada a porta, mando um setrial
/dev/porta_encontrada, "anoto"  essas informaçoes e ,dentro do
ambiente do prório live cd, edito o arquivo "serial.conf" na partição
do Debian. Funciona até o problema relatado acima. Parece-me
aleatório.
O que eu posso fazer para resolver isso?
Desde já agradeço.