travamento com nfs+nis+autofs

Olá pessoal,

Tenho aqui uma rede com usuáriso no NIS e com homes compartilhados e montados via nfs e autofs. Instalei uma máquina nova e configurei o autofs  e o cliente nis e nfs como sempre e quando logo como root tudo funciona bem, mas quando entro com um usuário do nis e acesso os arquivos começa a travar e congela as janelas e aparece a mensagem:

nfs: server cipo not responding, still trying
nfs: server cipo OK

E assi fica e não se consegue mais trabalhar. Aqui funciona com IP fixo.  A máquina é uma workstation com dois processarores xeon de 3.06GHz e intel server board se7501cw2. Estou usando somente uma das placas de rede, a de 1G a outra desativei no setup. alguém já viu algo desse tipo ou tem alguma dica? Já mudei o IP da maquina e nada as outras funcionam que é uma beleza e instalei outra recentemente mas não aconteceram problemas. Grato pelas sugestões!
--
Jonathan. R. Martins