Re: Roteamento entre redes locais

Pessoal,
Funcionou. O problema estava no ip_forward... As rotas eu tinha
passado tudo certo, mas tinha me esquecido o ip_forward.

Obrigado
Bruno

On 8/16/06, Marcos Lazarini <mvlaza@gmail.com> wrote:

On 8/16/06, Bruno Lellis <brunolellis@gmail.com> wrote:
> Olá pessoal,
> Alguém poderia me indicar algum tutorial sobre como fazer o roteamento
> entre 2 redes locais (192.168.x e 10.12.x, por exemplo)?
>
> Tô tentando ajudar um amigo, mas tá um pouco complicado... não tem
> como eu testar e nem ver as configurações. Se alguém me indicar um
> tutorial, aí ele se vira.

 Rapaz,
 pra fazer roteamento puro e simples (sem nat, proxy, etc), basta ligar o
ip_forward no /proc/sys/net/ipv4/ip_forward e adicionar as rotas com o
comando route. Modificando uns exemplos da man page:

 route add -net 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 dev eth0
 route add -net 10.12.0.0 netmask 255.255.0.0 dev eth1

 se tambem tiver o link p/ internet na mesma máquina, tem q ter a rota de
saída, que seria a default... qquer dúvida, mande a saida do comando 'route
-n' p/ gente.

 --
 Marcos