modelo de placa mãe

Eu queria saber se alguém tem idéia de modelos de placa mãe que não compliquem minha vida na hora de instalar o Debian na máquina. Eu comprei uma ECS mas pelo que eu vi só tem suporte pra controladora sata pra Windows. E eu tô quase decidido por trocar ela.
Não imaginei que o Serial Ata fosse me dar tanto trabalho.

Se alguém puder sugerir modelos e marcas eu agradeço.

PS: Os pré-requisitos são: ter suporte para HD Serial Ata e slot PCI-Express, e ser compatível com Atlhon 64 3000+. Se alguém puder ajudar e precisar de mais algum detalhe é só dizer.

Obrigado!

Hugo