Re: Otimizando Debian para PC antigos...

On Saturday 12 August 2006 16:27, Fabio Guerrazzi wrote:

> Já rodei na boa fluxbox em um P2 266 tbém com 128 de RAM.

> Rodar poucos serviços.

> Se você obtiver ganho perceptível com isso me avisa!

Você pode conseguir ganho perceptível no tempo de boot fazendo um
kernel "monolítico" (i.e., tudo que você precisa compilado direto, e tudo que
não precisa, nào compilado at all, não usando módulos). Tem gente que
consegue tempo de boot total de alguns segundos.

Pode também obter ganho perceptível escolhendo o modo preepmptivo (disponível
apenas no 2.6). Recomendo o patch do Con Kolivas.

Algumas outras sugestões:

Sendo essa máquina mais modesta, suponho que suas necessidades também o serão.
Não carregue daemons e serviços, a não ser que você tenha certeza absoluta q
vai usar (po exemplo, será que você precisa MESMO carregar o CUPS?) Se você
for imprimir com pouca frequência, talvez você não se incomode de levantar
esse serviço apenas quando for usar.

Use o JFS ao invés do EXT3.

Tente deixar a partição de swap mais ou menos no meio do disco. Se possível,
compre mais memória, e não use swap. E respeite a sua quantidade de memória
(nada de abrir 93 janelas do firefox, openoffice e amule com vários peers,
enquanto compila o KDE em segundo plano). Se você precisar do swap, vai notar
uma queda incrível no desempenho.

E não se esqueça de usar o hdparm para ativar o acesso DMA, e multiblocos.

Eu gosto do fluxbox, mas já me chamaram de maluco por isso. Parece que o XFCE
é leve também.

Para otimização máxima, recompile tudo. :)

abraços
FF