Problemas com montagem automatica de dispositivos USB

Prezados,

Estou com um problema e não sei precisamente onde ser, (automount, udev, dbus, gnome-volume-manager, ...), sempre que
plugo meu "pen driver", ele monta o dispositivo "/dev/sda" ao inves de montar "/dev/sda1", andei olhando pelo google, e não
achei nada precisamente sobre isto, interessante que o mesmo só monta automaticamente quando estou com o gnome aberto,
caso o X não esteja ativo, o mesmo não monta automaticamente os dispositivos USB (camera, pendriver).

Alguem tem alguma ideia?
estou utilizando debian etch (last dist-upgrade 06/08/2006 as 18:00).