Re: Como verificar integridade de discos em RAID

Apenas complementando, veja abaixo:

> Faça isso:
>
> cat /proc/mdstat
>
> ele vai retornar isso:
>
> md3 : active raid1 sda6[0] sdb6[1]
>       48829440 blocks [2/2] [UU]
>
> md2 : active raid1 sda5[0] sdb5[1]
>       979840 blocks [2/2] [UU]
>
> md1 : active raid1 sda2[0] sdb2[1]
>       9767424 blocks [2/2] [UU]
>
> md0 : active raid1 sda1[0] sdb1[1]
>       979840 blocks [2/2] [UU]
>
> Se algum raid estiver parado, o "[UU]" vai ficar diferente, não lembro como.

se vc tiver o mdadm instalado, basta dar o comando:

#) mdadm --misc --scan --detail /dev/md0
ou
#) mdadm --misc --scan --brief /dev/md0

se vc quizer receber e-mail, pode cadastrar o seu email na parte de
monitoramento do mdadm dando o seguinte comando ( mais fácil). ele avisa
SE um dos discos do RAID der problemas.... fsck entre outros vc terá que
usar outra ferramenta.....

#) dpkg-reconfigure mdadm

e ter o seu smtp configurado e funcionando

Dica final: leia o manual do mdadm..80)

Paulo Ricardo Bruck
Consultor Linux
tel 011 9235-4327