Problema com arquivos grandes - .gz e .bz2

Olá pessoal....

Estou passando por maus bocados com meus bkps. Uso o tar para fazer bkps dos dados da rede, usando os compactadores gzip e bzip2. Porém quando os arquivos passam de 750 mb no .bz2 e 1 Gb no gz eu não consigo restaurar os arquivos compactados. Ele restaura até um certo ponto depois encerra o programa com erro de crc.
"bzip2: Data integrity error when decompressing.
       Input file = (stdin), output file = (stdout)

It is possible that the compressed file(s) have become corrupted.
You can use the -tvv option to test integrity of such files.

You can use the `bzip2recover' program to attempt to recover
data from undamaged sections of corrupted files."

Já tentei usar o bzip2recover mas não adiantou nada.

Já troquei a partição para XFS, troquei o hd pensando que poderia ser um problema de disco, mas o erro permance. Os arquivos são gravados por máquinas Windows, tem nomes extensos, acentuação isso tem algo haver? Alguém já passou por isso... tem uma solução para me apresentar... uma luz no fim do túnel... Estou fazendo testes agora com o tar sem parâmetro de compactação... mas o duro que ai os arquivos ficam gigantes.

Meu servidor é um Debian 3 Sarge, kernel 2.6.8 no servidor que gera o bkp, e 2.6.10 no servidor que armazena o arquivo rodando Coneciva 10.

Qualquer ajudar ou explicação sobre o caso é muito bem vinda

Obrigado

Pedro