Re: Problema gravadora no Ubuntu

Em Quarta 02 Agosto 2006 00:12, Manoel Aleksandre Filho escreveu:
> Olá!
>
> Não estou conseguindo usar minha gravadora de cd no Ubuntu 6.06
> (Dapper); é uma LG HL-DT-ST RW/DVD GCC-4521B; grava cd-rw e lê dvd.

Olá!

A primeira coisa a fazer é separar o problema em suas partes componentes. Você
está nos dizendo que não consegue gravar cd, mas o problema que aparece no
gnomebaker é de leitura, não de escrita:

[...]

Apesar do success, ele disse que não pôde ler o disco. Tente fazer a mesma
coisa, com o mesmo disco, com o dd:

dd if=/dev/hdc of=/tmp/imagem.iso

Depois, como root, monte a imagem para ver se deu tudo certo:

mount -t auto -o loop /tmp/imagem.iso /mnt
ls /mnt

Se tiver dado tudo certo, você pode passar para a segunda etapa. Tente pela
linha de comando:

cdrecord dev=ATAPI:0,0,0 -v -dummy /tmp/imagem.iso

(para tentar realmente, retire a opção -dummy. Antes disso, o ideal é dar uma
lida na página de manual do cdrecord.)

Mande os resultados para a lista, assim como a saída de hdparm /dev/hdc.

[]s

tiago.