Performance Debian

Sr*s, boa noite,

Gostaria de saber uma maneira de testar o desempenho de um hardware para ser servidor. Tenho aqui um servidor IBM Xseries250, com 4 processadores de 900MHz e 4GB de RAM.

Com a instalação padrão de Debian Sarge 32bits eu não tenho suporte a memória acima de 900MB e a mais de um processador, então resolvi compilar o kernel.

Compilei o kernel 2.6.17.3 e levou 16 minutos. Como o processador é de 900MHz cada, e só usa um no Kernel padrão, ignorei o tempo. Após compilar o kernel, com

suporte a HIGHMEM e SMP, precisei recompilá-lo e levou os mesmos 16 minutos! Não entendi, então comecei a buscar ferramentas para testes de performance. Usei o

“stress” e vi que realmente os 4 processadores estão em uso, então busquei alguns testes de performance.

Usei o seguinte comando:

time echo "scale=5000; 4*a(1)" | bc –l

para calcular o valor de PI com 5000 casas decimais.

Os resultados foram:

1m55s com Kernel 2.6.17 e SMP

1m57s com kernel 2.6.8-2-386 (sem SMP)

1m55s com Kernel 2.6.8-3-686-SMP

Sei que o cálculo do bc não é um bom referencial por ser um único processo, mas a compilação do kernel não seria?

Quem sabe como avaliar se realmente estou fazendo uso dos 4 processadores?

Grato pela atenção,

Jeronimo Bezerra