Re: perdendo a paciência com som :(

Vc inicia o PC e o som não funfa. Então vc configura e o som passa a
funcionar. Quando reinicia novamente o som não funfa de novo?

Parece que por algum motivo os módulos não estão sendo carregados no boot.

Faça o seguinte:

Inicie o pc e tente ver se tem som. Se não tiver, execute o lsmod e
mande o resultado pra nós...