1280x1024 60Hz no console

Eu tenho um monitor LCD Samsung 713N que funciona bem com o Etch. O problema é quando eu plugo algum outro computador nele: no modo console, o monitor reclama que não está rodando na resolução ótima de 1280x1024 a 60Hz e fica preto com a mensagem dançando na tela. Eu tentei mudar a resolução para o vga=791 e piorou, fica preto logo. Como SVGATextMode, configuração VGA, não adianta. Ele sugere que eu olhe na configuração do X, só que eu não quero instalar o X na máquina pois é um servidor velhinho.
Alguém sugere uma saída  ?

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física Universidade Federal Fluminense Ubuntu/Debian GNU/Linux i386,alpha,amd64