liberar maquina para acesso externo

olá...
eu tenho que liberar duas maquinas nateadas, com ip fixo, para acesso externo. essas maqunas sao sites de um servico oferecido pela empresa, numa é utilizada uma porta e em outra duas...
como posso fazer isso para que esses sites sejam enxergados da internet?
quando a pessoa acessar serviço.meudominio.com.br ela tem que ser redirecionada para essa maquina de dentro da minha rede..
me disseram que isso pode ser feito no firewall e no dns.. mas nao gostaria de fazer modificacoes antes de ter certeza.

ah, e outra por favor... eu ttambem tenho que fazer que uma maquina seja acessada por outras maquinas via ssh, como libero isso?

Obrigado, Murilo.