emulacao vt100 usando xterm ou gnome terminal

Olá

Estou subtituindo terminais burros com emulacao vt100 por micros com Debian CDD
o acesso é feito via telnet com emulacao vt100 para um servidor Unix, pelo gnome terminal
o acesso está quase Ok, loga normal porem as teclas de Funcao F5 até F10 nao funcionam
idem quando acesso pelo Xterm, antes de logar fiz o seguinte TERM=vt100 , export TERM
mas mesmo assim as teclas nao funcionam, dei uma olhada em usr/lib/terminfo/v mas o arquivo
vt100 nao é editavel, vendo em /usr/share/vte/termcap tenho o arquivo xterm, a duvida é como
incuir as teclas de F5 a F10 , olhei o man termcap mas ainda assim tenho duvidas na edicao/criacao
das novas teclas.
as unicas que funcionam sao a F1 ate a F4

agradeco alguma dica

obrigado

--
willian schmidt