Re: Como evitar que um módulo seja carregado no boot?

On 04-07-2006 23:22, Leandro Ferreira wrote:
Pessoal

Tenho uma máquina com Sarge, kernel 2.6.17.1 compilado por mim. Acontece que raramente uso essa máquina para ouvir música ou plugar
algum usb. Quero que os módulos de som e usb não sejam carregados no
boot.

Abri o modconf e descarreguei os módulos que não queria. Só não consegui
descarregar o usbcore de jeito nenhum. Olhei em /etc/modules e tudo ok,
os módulos não estavam lá mesmo.
Mas ao reiniciar a máquina os módulos de som e usb foram carregados de
novo. Pensei que ao descarregar um módulo com o modconf ele fazia uma
atualização automática que evitasse isso.

Eu consegui contornar ativando o hotplug e colocando os nomes dos
módulos em /etc/hotplug/blacklist.
Só que eu não gostaria de usar o hotplug para isso. Queria saber se
existe algum arquivo tipo o blacklist do hotplug para o modconf. Já
procurei em inglês e em português e não achei. Também dei uma olhada nos
arquivos da lista e não achei, ou procurei errado. Tem muita coisa do tipo 'como carregar módulos no boot', mas nada sobre NÃO carregar determinado módulo no boot.

Alguém tem alguma dica?

Tenta coloca o modulo em
/etc/modprobe.d/blacklist
e/ou