RES: [off] duvida na utilização de rede a rádio + rotas

Vinicius,

Sugiro o seguinte:

> matriz (debian+firewall+dhcp)
> internet DSL
> rede 10.0.0.x/24
> gateway 10.0.0.1
> Obs1: duas placas de rede eth0=ppp0 eth1=rede interna

Voce deve ter as seguintes rotas nesta maquina
Destino	gateway
0.0.0.0	ip da eth0
10.0.0.x/24	ip da eth1
10.0.1.x/24	ip da wlan0

> filial (debian+firewall+dhcp)
> internet DSL
> rede 10.0.1.x/24
> gateway 10.0.1.1
> Obs2: duas placas de rede eth0=ppp0 eth1=rede interna

Voce deve ter as seguintes rotas nesta maquina
Destino	gateway
0.0.0.0	ip da wlan0
10.0.1.x/24	ip da eth1

Estou assumindo que a conexao entre as unidades sera feito atraves do link wireless e que o acesso aa internet sera feito atraves do link DSL, conectado na matriz

Não vejo necessidade em manter 2 links DSL, uma vez que 2 links e 1 MB é mais caro que 1 link de 2 MB

Gustavo Mendes de Carvalho
Diveo do Brasil Telecomunicações
www.diveo.net.br