Repositórios e Instalação de Programas

Caros, acabei de instalar o Debian BR-CCD. Anteriormente estava utilizando o Ubuntu, mas me interessei bastante pela distro de vocês.
Sou um iniciante no universo Linux, mas já consigo dar alguns passos independentes e outros ainda não. Consegui, por exemplo, atualizar o OpenOffice, Firefox e instalar o Thunderbird. Porém, estou encontrando alguma dificuldade em atualizar o Gaim e instalar o Skype. Baixei a nova versão do Gaim no site oficial, mas não consegui instalá-lo satisfatoriamente - recebi uma mensagem dizendo que faltavam algumas libs. Com o Skype tive o mesmo problema. O sistema acusa que faltam versões atuais de algumas libs. Alguém poderia dar uma força nessa questão?