Re: [newbie] - Drivers

A comunidade escreve drivers, algumas companhias escrevem drivers. Depende do quanto de informação sobre o dispositivo existe. Se as especificações estão acessíveis é mais simples. Se for demandar muito trampo de engenharia reversa a coisa demora mais. Algumas áreas são tradicionalmente mais complicadas, como, por exemplo, 3D. Os drivers de vídeo livres para linux conseguem fazer uso das instruções 2D das placas, mas o 3D só é obtido com drivers binários proprietários, que as companhias lançam. Eles fazem o dispositivo funcionar, mas não adicionam muito em termos de avanço do software livre. Para as principais marcas de placa de vídeo, até onde eu sei, não há driver livre com aceleração 3D. Respondendo à sua pergunta: tanto a comunidade quanto os fabricantes lançam drivers. Mas pelo que eu vi até hoje, os drivers livres que realmente botam a comunidade pra frente em geral não vem de empresa, e sim da própria comunidade. Um recurso bom pra ver isso deve ser o próprio site do kernel, naquela parte onde lista os mantenedores de cada parte do código. Não tenho esse link fácil aqui, foi mal...

Paulo Rodriguez wrote:

Pessoal, eu sou iniciante no linux, e tenho acompanhado diversos problemas de drivers com os usuários, principalmente para quem usa vaio. A pergunta é basica, quem faz os drivers para o linux? A própria comunidade?
Existe algum lugar com informações sobre isso ?
abraço Paulo