Compartilhando adsl

Ja li diversos tutoriais , textos , artigos, tudo que encontrei na web
sobre compartilhar a DSL com o servidor linux com outros pc rodando win e
nao consegui.
Alguem que saiba como me ajudar seria grato , uso o debian 3.1 r2 no
servidor,
sou iniciante no linux.
O pc do win ta configurado assim:
Endreco IP: 192.168.0.3
Maq rede: 255.255.255.0
Getway: 192.168.0.1 (ip do pc com o debian)

Com alguns comandos que encontrei nos textos que eu li , no windows
consigo somente pingar e fazer o tracert para qualquer site na web pelo
endereco e/ou pelo ip.

alguem poderia me recomendar um bom livro sobre linux pra configuraçao
geral e especifica?

Obrigado

Marcelo Carvalho