Re: problema com pendrive: dispositivo sda nao é criado

Ricardo,

Você tentou /dev/sda# (com #=1,2,3)? Se tentou e não deu certo, talvez o resstante da mensagem ajude.

Como root, rode esta seqüência de comandos

#modprobe -r usbcore

#modprobe -r usbstorage (ou seria usb_storage, ou usb-storage)

#modprobe -r usbcore

#modprobe -r usbstorage (ou seria usb_storage, ou usb-storage)

espete seu pendrive, espere alguns segundos (mais ou menos uns 10, no meu Athlon 1800) e veja se deu certo (por aqui, funciona). Em caso positivo:

#echo "usbstorage" >> /etc/modules

para que funcione "automatis" no próximo boot.

Abraço,

Meu Debian Etch com KDE não cria o dispositivo sda automaticamente
quando insiro pendrive ou camera digital.

Já estou com os pacotes hal, libhal-storage1, libhal1, udev, pmount.

O que preciso fazer para que esse dispositivo seja criado
automaticamente ao inserir pendrive? Eu sei que no Kubuntu, tanto o
Breezy quanto o Dapper montam normalmente os pendrives, inclusive o
KDE mostra uma janelinha de diálogo questionando o que fazer com o
dispositivo reconhecido. Utilizo o KDE 3.5

Abraço a todos

---
Gunther Furtado
Curitiba - Brasil