Re: MP3 player foston - alguem usa?

Ha tb um módulo diferente para o USB2 que requer configuração, ele chama EHCI...
Deixo a pesquisa para vocês...

Abraço!

Em 09/06/06, Leandro Ferreira <androle@androle.pro.br> escreveu:
No dia 08/06/2006 às 13:41,
DF Debian <diegofabianp@gmail.com> escreveu:

> Eu tenho um de 512MB e uso perfeitamente montado como /dev/sda - só acho
> ele muito lento no GNU/Linux em comparação ao mesmo uso no Windows, até
> se alguém tiver uma explicação para isso gostaria de sabe-la.

Tenho também um mp3 player marca 'diabo'. Também estava muito lento na
hora de desmontar. A explicação que achei:

"Alguns mp3players baratos utilizam um padrão de formatação chamado
"superfloppy", onde o dispositivo é formatado diretamente em FAT32 (como
se fosse um disquete gigante), ao invés de ser criada uma partição.
Nestes casos, você acessa os arquivos diretamente pelo "/dev/sda", ao
invés do "/dev/sda1".

Se você tiver a curiosidade de particionar o mp3player, criando uma
partição e formatando, vai perceber que embora consiga montar e acessar
os dados normalmente, o mp3player não vai mais conseguir achar os
arquivos das músicas. Para voltar à formatação padrão, use o comando
"mkfs.vfat -I /dev/sda" onde o "-I" (i maiúsculo) especifica o tipo de
formatação.

Outra dica é que, a partir do Kernel 2.6.12 houve uma mudança importante
no modo padrão de acesso a pendrives, mp3players e outros dispositivos
de armazenamento USB. Para aumentar a segurança da gravação de dados,
muitas distribuições montam os drives usando a opção "sync", que
sincroniza a gravação dos dados, diminuindo a probabilidade de perder
arquivos ao remover o pendrive sem desmontar.

O problema é que na nova versão do driver usb-storage, a opção passou a
ser seguida a risca, fazendo com que a cada setor gravado, seja feita
uma atualização na tabela de alocação de arquivos da partição. Isto faz
com que a velocidade de gravação fique assustadoramente baixa, algo em
torno de 40 kb/s nos pendrives USB 1.1 e de 200 a 300 kb/s nos 2.0.

A solução é passar a montar os pendrives usando a opção "async", se
necessário via terminal, usando o comando:

# mount -o async /dev/sda1 /mnt/sda1

Além do problema da lentidão, montar os drives com a opção "sync" pode
causar danos depois de algum tempo de uso, pois as freqüentes gravações
aos primeiros setores (onde está a tabela de alocação) podem rapidamente
exceder o limite de gravações das memórias flash mais baratas,
inutilizando o pendrive, como reportado aqui:
http://readlist.com/lists/vger.kernel.org/linux-kernel/22/111748.html

Note que este "problema" só afeta os Kernels recentes, a partir do
2.6.12. Você só precisa se preocupar com isso se está usando uma versão
recente e está tendo o problema de lentidão ao gravar dados no pendrive
que citei."

FONTE: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/118/

Depois que passei a montar com a opção async ficou bem mais rápido.

Um abraço

Leandro

--
(@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
//\

Quando os jovens de uma Nação são conservadores, o sino de seu funeral já tocou

--Henry Ward Beecher

.:  |Luiz Felipph
.:  |Programador PHP(Estudante)