Re: Linux Magazine

Júnior:

De leve, a própria Linux Magazine reconhece que há problemas. Quem
acompanha sabe, a revistas de número 19, que deveria ser lançada no
mês de Abril não chegou às bancas no mês referente, e está chegando
somente agora (tive notícias da revista já estar sendo distribuida em
BH). Enquanto que a revista de número 20, que deveria ser lançada no
mês de Maio, com certeza só chegará às bancas em Junho.

Se vc não sentiu falta da revista em Abril é pq vc não acompanha tão
de perto assim.

Estou até encaminhando a resposta do próprio Rafael Peregrino, editor
da revista, referente a isso. Ele sabe da minha preocupação, e entende
que a minha preocupação com a revista. Não estou querendo criticar
inocentes, minha opinião é que, o todo não está funcionando, e isso o
que importa para o sucesso ou o fracasso da revista.

Só pra constar, gosto muito da Linux Magazine, compro todo mês e
considero uma assinatura da revista, mas me preocupo com o futuro da
revista. Não gostaria de perder uma publicação desta qualidade.

Assim, segue a resposta do próprio Rafael Peregrino, referente a este assunto.

Fabio

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Oi Fábio,

Já há algum tempo a Linux Magazine brasileira vem tendo problemas, seja na
impressão, seja na logística, ou qq outra coisa, o fato é que a revista dificilmente
chega no prazo previsto. Em Abril nossos companheiros do Desktop Livre
disperdiçaram tempo e dinheiro num anúncio que chegou às bancas uma semana
depois do evento.

Em primeiro lugar, só pra esclarecer, o anúncio de 1/3 de página para
o evento Desktop Livre foi DOADO como parte do patrocínio da Linux
Magazine ao evento, que também distribuiu 300 revistas gratuitamente
naquela ocasião e ofereceu assinaturas gratuitas para sorteio. Isso é
exemplo de REAL comprometimento com a adoção e o desenvolvimento do
Software Livre no país. Quanto ao anúncio, só recebemos o pedido de
patrocínio nesta forma quando a produção da revista de fevereiro já
estava fechada. Assim só foi possível a veiculação do anúncio na
edição de março, que chegou às bancas no dia 15 daquele mês (acabei de
confirmar com a distribuidora). A revista para os assinantes sai da
gráfica de 5 a 7 dias ANTES da revista ir para as bancas, de modo que
muitos de nossos assinantes devem ter recebido a revista razoavelmente
ANTES do evento (o Desktop Livre começou no dia 16/03). Além disso,
procuramos minimizar esses problemas DOANDO ao evento um mês de
publicidade na forma de banner no nosso site.

Quanto à edição de abril, realmente tivemos sérios problemas de
diferentes origens junto a fornecedores naquele mês, o que, por
motivos alheios à nossa vontade, inviabilizou a impressão daquela
edição da revista. Assinantes irão receber um mês a mais de revista
para contabilizar o número de revistas pelo qual pagaram ao efetuar a
assinatura.

Estamos sanando esses problemas junto aos fornecedores, para que isso
não ocorra mais no futuro.

Minha preocupação agora é, se a infraestrutura, independente de quem quer que
seja, não dá conta de publicar *uma* revista mensal, como dará conta de publicar
*duas* revistas mensais? Esses problemas são evidenciados na própria EasyLinux #2,
que chegou às bancas esta semana e com um anúncio de capa de um evento que
ocorreu há mais de duas semanas.

A infraestrutura da equipe de redação da Linux Magazine DÁ conta de
publicar as duas revistas mensalmente. O problema de abril não teve
nada a ver com a produção interna das revistas. Nossos problemas de
atraso são muito mais de logística, manipulação e de "fila" de
impressão na gráfica. Estamos trabalhando duro para colocar as
revistas ainda mais cedo na gráfica, de modo a reduzir esses
problemas. Só para vocês imaginarem os pesadelos com que temos de
viver nesse mercado, a revista Easy Linux, por exemplo, estava
empoeirando na distribuidora para as bancas já há TRÊS semanas, por
conta de um erro burocrático da distribuidora, que viemos por
descobrir há 10 dias! Gente, o mercado de distribuição de revistas
nesse país é triste! Em geral, empresas há longo tempo estabelecidas
no mercado editorial (Abril, Globo etc.) são tratadas como elite,
enquanto editoras menores ficam em segundo plano e têm que se
contentar com um serviço de qualidade inferior, até que consigam
"subir para a primeira divisão".

Não duvido da capacidade da própria editora, mas sim da infraestrutura utilizada pela
editora. Nos últimos dois meses dois anúncios foram disperdiçados, assim eles vão
perdendo anunciantes, uma importante fonte de renda pra qq publicação.

Você identificou um de nossos maiores problemas atualmente: a
infraestrutura de distribuíção de revistas. Estamos conscientes das
dificuldades e trabalhando feito loucos para resolvê-las. Após quase
dois anos no mercado brasileiro, continuamos a perseguir nossos ideais
com a mesma paixão que no início. Temos patrocinado praticamente TODOS
os eventos cujos organizadores nos abordam pedindo ajuda. Doamos
revistas para TODOS os participantes, fazemos promoções especiais de
assinatura, doamos assinaturas para sorteio, doamos anúncios na
revista e no nosso site. Estamos altamente comprometidos com a causa
do Software Livre no país, apesar dos custos altíssimos que temos que
bancar todos os meses para manter esse veículo de comunicação rodando
todos os meses. E estamos sempre abertos às suas críticas e sugestões,
em um diálogo franco e direto.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine