Re: [fora] Linux para crianças

No dia 23/05/2006 às 16:58,
Savio Ramos <savio.debian@oi.com.br> escreveu:

> Olá,
>
> Estou sofrendo uma enorme pressão familiar para instalar o winblows por causa destes malditos cdês de banca de jornal.
>
> Ajudem a um pai radical indicando jogos e outras coisinhas para duas crianças de 10 e 9 anos.

Olha, vou te dizer os jogos que uso. No Etch basta digitar aptitude
install <nomejogo> e vc tem ele rodando. Acho que no Sarge deve ter a
mesma coisa. Não sei se crianças vão gostar desse tipo de jogos, mas
vale uma tentativa. São jogos que exigem pouca máquina.

Bom, lá vai:

lbreakout2 - tipo paredão, muito legal. Há vários temas e é bem
divertido.

frozen-bubble - absolutamente viciante, vc tem de juntar as bolinhas da
mesma cor. Esse vc vai gostar.

xsoldier - tipo galax, parecido com o fantastic dos fliperamas dos anos
80. Muito legal, mas é difícil.

xgalaga - parecido com o xsoldier, mas mais lento. Se teus filhos são
guris vão gostar desse e do xsoldier.

supertux - é tipo um supermario, mas muito mais legal porque é um
pinguim no lugar de um encanador. Esse é meu preferido e não acredito
que uma criança não goste.

atomic-tanks - meio parado, mas é legal.

tuxmath - esse eu não jogo, apenas baixei para conhecer, sou professor.
Lembra do missile-command do atari? Pois é igual. Só que no lugar de
cairem bombas caem operações de somar, subtrair, dividir e multiplicar.
Para evitar que destruam os teus edifícios vc tem de digitar o resultado
da operação e depois apertar <fogo>. Muito divertido, bom para crianças
pois ajuda a pensar a tabuada.

barrage - mire e atire em tropas e tanques inimigos. Olha, eu canso
fácil desse jogo, mas quem sabe um guri de 9 anos goste. É meio
violento. Os soldados morrem gritando, mas nada pior que o Jornal
Nacional :)

madbomber - divertido no início, depois é meio enjoativo. Vc tem de
pegar as bombas antes que caiam. Não gosto muito.

planetpenguin-racer - Esse é o antigo tuxracer. Desça montanhas nevadas
e coma os peixes. Precisa de placa 3D. Não costumo jogar, mas os
gráficos são muito bonitos e deve agradar os piás.

bugsquish - Vc precisa esmagar os insetos com o mouse antes que chupem o
sangue do seu braço. Meio chato depois de um tempo.

Algum clone do tetris - Eu jogo tint, em modo texto, mas há versões
gráficas. Dá um apt-get search tetris e veja quantas versões há.

Espero ter ajudado

um abraço

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Aos 46, devemos ser avarentos; só temos tempos para as coisas essenciais

--Virginia Woolf