Re: Instalação em vários computadores. O que fazer?

Olá Fernando, as 30 máquinas são idênticas?

On 5/20/06, Andre Luis Lopes <andrelop@debian.org> wrote:
On Sat, May 20, 2006 at 06:36:23PM -0300, Fernando Marcelo Morgenstern wrote:
>    Boa noite,

Boa noite,

>    Amanhã terei que instalar o Debian em mais ou menos 30 computadores. Qual
>    a maneira mais fácil de fazer isso. Vi um tal de ghost for unix, funciona
>    mesmo? Sem erro?

Não testei ainda o g4u (Ghost for Unix), mas creio que funcione
corretamente sim devido a jpa ter ouvido boas coisas sobre ele.

Alternativamente, existe o partimage, que inclusive está empacotado
oficialmente e presente no Debian já há bastante tempo. Esse eu ja testei
e consegui duplicar várias máquinas.

Funciona por partição : você salva a partição de uma máquina modelo em um
arquivo de imagem, comprimido, que pode ser enviado pelo cliente do
partimage para um servidor partimage.

Após isso, você restaura a imagem em quantas máquinas quiser, via rede. O
cliente do partimage faz o download da imagem do servidor partimage,
descompacta e aplica na partição selecionada.

Esse é um modo rápido e fácil. Alternativamente, se você quiser algo mais
personalizável, existe o FAI (Fully Automatic Installation), especialmente
criado para Debian e também empacotado e presente oficialmente no Debian.

Também já o utilizei e funciona muito bem (instalei por volta de 50
estações com ele), mas é bem mais complexo (apesar de ter melhorado muito
nas últimas versões) porque você precisa criar um servidor de instalação,
ter os pacotes que deseja instalar nas estações no servidor e criar
classes de máquinas com perfis de particionamento, software a ser
instalado e possíveis scripts que devem ser executados após a instalação
(ou até mesmo que substituam etapas da própria instalação automatizada).

Porém, por ser mais completo, você pode não somente instalar máquinas mas
também já instalá-las configuradas para qualquer finalidade imaginável.

>    Preciso desses computadores funcionando certinho porque o povo lá não
>    aguenta mais ter que formatar o windows a cada 2 meses.

O partimage pode criar imagens de partições com os sistema de arquivos
do Windows (FAT16, FAT32 e NTFS) e pode restaurá-las em outras máquinas,
ou seja, você pode replicar máquinas Windows com ele também.

Espero que tenha ajudado.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||

Fabio Serpa

Dúvidas sobre o Debian?!
http://www.debianfordummies.org/wiki/index.php/Debian_For_Dummies