[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: sistema para sincronia de várias máquinas



Ronaldo Reis-Jr. wrote:

Pessoal,

qual o sistema mais prático para manter várias máquinas com a mesma instalação, ou seja, instalo/configuro algo em uma máquina e todas as outras pegam as modificações.

Sei que poderia usar o rsync, mas algumas configs tem que ser independentes. Por exemplo, o X depende da placa e do monitor, e a config disto é estática, então não posso propagar isto.

Tem alguma ferramenta específica para isto? Tem como fazer o X ter uma config dinâmica?

Uma vez eu tinha que fazer uma configuração em várias máquinas que eu sabia que estavam iguais (apesar de terem HW diferentes). Usando o konsole (KDE), descobri uma função muito legal que já esqueci o nome: abrindo várias abas, vc pode 'amarrar' a entrada de todas as abas a uma delas. Assim, tudo o que eu digitava numa tela era copiado para as demais. Em 2 minutos, fiz uns dpkg-reconfigures e editei uns arqs. de configuração de 10 máquinas ao mesmo tempo :-) (claro, eu configurei o ssh p/ logar sem senha)


Fazer uma ferramenta p/ automatizar isso seria util, mas é bastante díficil ter algo realmente prático pois ela teria que lidar com uma série de situações inesperadas, sendo obrigada a apelar para a decisão do usuário mais vezes do que o desejado.

--
Marcos



Reply to: