Fwd: [Gnufacs] Fwd: [PSL-BA] Reportagem da VEJA na íntegra

repassando...

---------- Forwarded message ----------
From: Rafael Gomes <linux.rafa@gmail.com>
Date: 18/05/2006 09:41
Subject: Re: [Gnufacs] Fwd: [PSL-BA] Reportagem da VEJA na íntegra
To: gnufacs@listas.cipsga.org.br

Olhem isso...

Por Sérgio Amadeu, São Paulo, 16 de maio de 2006

A revista Veja novamente divulga uma matéria mentirosa. Chamada
O Grátis que sai caro, a matéria procura atacar o avanço do software
livre usando releases publicitários da Microsoft, empresa monopolista que
vai perdendo seus lucros monopolistas diante do avanço do modelo de software
aberto.

Como o jornalista Eduardo, o Duda, tem muita experiência sabemos que seu
texto não trouxe enganos, mas mentiras:

1. Somente um único Ministério, do Desenvolvimento Agrário, economizou
R$ 2 milhões usando aplicações de segurança livres em sua rede. Isto sem
contar a economia com suporte e com a estabilidade da rede. Apesar da
campanha da Microsoft, o software livre é muito mais econômico e estável.

2. A Veja contraria as matérias da Info Exame (do mesmo grupo Abril),
uma revista técnica e séria, sobre os enormes benefícios do software
livre. Quem está mentindo: a Veja ou a Info Exame? A resposta é óbvia. A
Veja mente.

3. Nunca se vendeu tanto computador no Brasil por causa do programa PC
Conectado, devido ao financiamento e aos 26 softwares livres embarcados
nos computadores. Só o Duda não viu. A venda de mais de 450 mil
computadores com software livre fez até que as licenças proprietárias
caissem de preço. A Veja esqueceu que a concorrência gera melhores
produtos e a redução de custos da tecnologia da informação.

4. Veja não viu que enquanto 69,7% do mercado mundial (mais de 2/3) usa
Apache, software livre para webservers, menos de 4% dos servidores do
governo federal seguiam o padrão do mercado. Duda acha normal quando o
uso é de programas da microsoft, mesmo que estes produtos sejam mais
caros e mais instáveis. O que o governo federal fez foi quebrar a
reserva de mercado para produtos de uma única empresa. Hoje, um pouco
mais de 30% do governo federal utiliza Apache. A economia mal começou.
Será que algum lobista pediu para a Veja dar uma força e paralisar a
redução de custos do Estado?

5. Duda esqueceu de contar o grande lobby da microsoft sobre o governo.
Ele sabia, mas omitiu que o chefe de gabinete da presidência do Serpro,
maior empresa de TI do governo, saiu direto de uma empresa pública para
o escritório de vendas da microsoft em Brasília. Isto ocorreu no segundo
semestre de 2004. Se fosse no mercado financeiro, a lei de querentena
proibiria tal absurdo, mas na área de TI isto não ocorre.

6. Os equívocos da matéria são tantos que não podem ser simplesmente
erros. Veja chegou a dizer que quem decide pelo empréstimo de urnas
eletrônicas (que usam somente software proprieta?io) para o Paraguai foi
o governo federal. Qualquer jornalista sabe que esta decisão é do TSE,
Poder Judiciário. Ela não tem nada a ver com software livre e muito
menos com o governo Lula. Duda não sabe disto? Claro que sabe, mas fez
de propósito. Por que? A serviço de quem?

7. Cada parágrafo da matéria é meticulosamente escrito para distorcer a
realidade. Vou parar por aqui, mas seria necessário reestabelecer a
verdade em cada linha. Apenas mais uma: Duda escreveu que o Serpro
contratou 2000 funcionários para desenvolver software livre. Mentira
descabida. Isto sim é que deveria ter sido feito, mas o concurso foi
para técnicos em geral e até para escriturários. Mas para Veja toda
informação pode ser manipulada e distorcida. Não é mesmo, Duda?

Notas, por Rubens Queiroz de Almeida

Eu trabalho com software livre há aproximadamente quinze anos. A lista
Dicas-L, hoje com 26.000 assinantes, existe há 9 anos, sempre com o
intuito de esclarecer e informar sobre os benefícios do software livre.

Por toda a minha experiência no assunto, sinto-me no direito de afirmar que
a matéria da Revista Veja, além de tendenciosa, é um festival de incorreções
e mentiras. Tradicionalmente o software livre tem pouquissimo espaço tanto
na mídia impressa como televisiva, e o que se normalmente se vê não difere
muito da matéria publicada pela Veja. O movimento de software livre e seus
desenvolvedores possui entusiasmo, criatividade e um grande espírito de
solidariedade, mas isto não compra espaço na mídia.

O site BR-Linux está encabeçando um movimento de reação
a este artigo da revista Veja, a partir do endereço
http://br-linux.org/linux/governo_vai_responder_s_perguntas_do_br-linux?mvh
O editor do BR-Linux, Augusto Campos, encaminhou uma carta aos órgãos de
informática do governo federal  envolvidos na implementação do programa software
livre na esfera federal com o intuito de obter mais informações sobre
o andamento
do projeto.

Transcrevo abaixo um pequeno trecho publicado no site:

      A transparência dos órgãos de informática do governo federal é
exemplar, e ontem mesmo representantes da SLTI, ITI e Serpro decidiram
em conjunto que irão responder às questões enviadas pelo BR-Linux -
não como uma resposta à Veja, mas sim em respeito à comunidade que os
apóia e colabora na legitimação de seus esforços em prol do software
livre.

Aproveitando, para quem ainda acredita que a mídia é isenta e honesta,
não deixe de ler o excelente livro O repórter e o poder, de autoria de
José Carlos Bardawil, da Editora Alegro, 1999.

      Esta autobiografia do jornalista José Carlos Bardawil ajuda a
desvendar o que realmente está por trás das empresas de comunicação.
Até que ponto interesses particulares ou políticos influenciam a
cobertura dos fatos jornalísticos? Ao mesmo que narra sua trajetória
pessoal, na forma de entrevista ao jornalista Luciano Suassuna,
Bardawil relata importantes etapas da história mais recente da
imprensa nacional. O leitor irá conhecer o funcionamento interno de
jornais e revistas e o clima nas redações durante a cobertura de
episódios fundamentais da história do Brasil. Cada fato é narrado com
o olhar particular de um repórter vibrante, inflexível na defesa de
seu papel de vigilante dos poderes públicos, acostumado a brigar
sempre pelas melhores notícias. Um livro, enfim para quem gosta de
debater sobre história, imprensa, política e poder.  (Fonte:
http://www.bazarcultura.com.br)

Indo mais longe, o livro Cobras Criadas, de Luiz Maklouf
Carvalho, conta a história da revista O Cruzeiro, e de seu maior
expoente, o jornalista David Nasser. O livro conta como se faziam as
matérias jornalísticas daquele tempo. Ao que tudo indica a prática de
misturar realidade com ficção, prática comum daquela época, não mudou
muito de lá para cá. Para saber mais sobre este livro, leia o
artigo ( http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/al171020013.htm)
publicado
no site do Observatório de Imprensa.