Re: [off] Para programação : Dualcore ou singlecore ?

Minha principal preocupacao é comprar uma maquina com clock nominal de 2ghz e perceber depois que paguei caro para ter uma maquina que é mais lenta do que o pentium4 que tive de desfazer-se.

Geralmente as compilações são realmente para o processador que estou usando, mas nem tudo é make, no meu trabalho lido com muitas linguagens e banco de dados ao mesmo tempo, uso muito o vmware para testar situacoes no win32. Entao para mim, tempo é mais importante. Sei que dualcore está dando um grande show para gamemaniacos, mas nao uso o notebook para jogar, entao toda a opniao para mim é bem vinda.

Estou testando um toshiba satellite pentium 3Ghz e ele tá dando 6400 bogomips, voce tem alguma maquina dessas para eu ter uma referencia ?

[]'s

Marcos Vinicius Lazarini escreveu:
hamacker wrote:

[consertado a mensagem anterior]

Olá pessoal, estou querendo aposentar meu notebook um toshiba pentium4
2.4hgz, e aparentemente o mercado está inundado por dualcore e amd64
(turon), meu problema é que com linux eu fico programando e minha sede
de processador em geral vai para compilar programas, fazer testes com o
vmware, etc... e eu tô achando que dualcore e amd64 é roubada para mim,
já que os clocks do dualcore normalmente sao abaixo dos 2Ghz e os AMD64
possuem clock real de 2.2 ou 2.4.

Preciso duma combinação com placa de video nvidia, e aparentemente o
unico fabricante a utiliza-lo é ASUS, todos os outros fabricantes que
consultei utilizam ATI. Estou experimentando um notebook toshiba com p4
3.06ghz com ATI e sinceramente esta placa de video (Radeon Mobility
9100IGP) é uma roubada, muita gente usando linux (inclusive eu) não está
conseguindo configurar ela para usar direct rendering, embora o 2D
funcione perfeitamente.

Minha dúvida é se o clock desses dualcore ou mesmos estes AMD64 podem
servir de parametro para comparar com um pentium4 (pelo menos 3Ghz) ou
vai ser roubada eu adquirir um notebook desses porque meus programas
compilarao na metade da velocidade que tinha antes (usando linux).

Bom, depende... ;-)

A principio, pra fazer uma unica tarefa ao mesmo tempo, single-core é mais interessante. Mas... tudo depende da coisa. Já existem coisas que dividem a carga entre processadores diferentes, principalmente os programas mais pesados.

Outra coisa: vc já ouviu falar na opção '-j' do make? faça um bom makefile que ele usará ao máximo seu processador, mesmo dual-core...

E respondendo a sua pergunta, o clock não serve de parâmetro p/ comparação. Na verdade, tudo depende.... mais ainda :-D Se quiser comparar apenas a CPU, o bogomips do /proc/cpuinfo pode ser uma boa referencia - mas esse número é bem limitado e não reflete o desempenho geral da máquina.

E sobre a placa de video, sou mais nvidia mesmo.