Re: criar pacote .deb

Olá Bruno.

Existem diversos pacotes que auxiliam na criação e manutenção de pacotes debian,
incluindo debhelper, fakeroot e dh-make.

Eu já construí pacotes .deb mas não utilizei nenhuma das ferramentas acima.
Então se você quiser algo rápido, pode fazer o mesmo.

Qualquer dúvida, der uma olhada em
http://www.debian.org/doc/debian-policy/
http://www.debian.org/doc/maint-guide/
man deb
man deb-control
man dpkg-deb

1-Basicamente, o que vc precisa fazer é criar uma arvore de diretorios exatamente
como vc quer após a instalacao.

O que fiz foi pegar um pacote pequeno e extrair para ver como era sua estrutura.
dpkg-deb -x <pacote>.deb /home/framon/pacote/       # extrai o conteudo
dpkg-deb -e <pacote>.deb /home/framon/pacote/DEBIAN # extrai os arquivos de controle

Ex. Diretório base (de onde será criado o pacote): /home/framon/pacote/
	/home/framon/pacote/usr/bin/arquivo1.sh
	/home/framon/pacote/usr/share/arquivo2
	/home/framon/pacote/usr/share/arquivo2

2-Ajustar as permissões, o dono e o grupo dos arquivos

Como geralmente o dono e o grupo é root, tive que alternar para o usuário root
para mudar as propriedades.

3-Criar/Alterar o arquivo DEBIAN/control

O diretório DEBIAN contém arquivos especiais para controle de pacotes. O arquivo
control contém informações sobre versão, dependências, etc.

4-Criar teu script de instalacao em DEBIAN/postinst
Lembre-se de torná-lo executável.

5-Criar o pacote
dpkg-deb -b /home/framon/pacote /home/framon/pacote.deb

--
Fábio Ramon