[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: OFF: Livro de programacao em C



gethostbyname escreveu:
Olá amigo,
Olá caro colega de lista, fico feliz que tenha respondido.

Esta thread tem sido norteada apenas por opiniões sem um devida argumentação, *não apenas da minha parte*. Portanto, você não deveria referir-se particularmente a mim.
Concordo, me desculpe a falha.

Eu também comecei a estudar a linguagem de programação C (Eu já utilizava o básico de Delphi e Assembly) no livro C Completo e Total, porque foi o primeiro com o qual tive contato. Infelizmente, eu dei minha cópia para outra pessoa e, por isso, eu não posso localizar as partes obscuras desse livro no momento, mas posso garantir que não são poucas, assim como os bugs nos códigos-exemplos.

Hmm, quanto aos codigos exemplo, se não me engano eu realmente devo ter encontrado algum problema naqueles fontes que vêm no disquete, mas desisti disso logo. Quando comecei a programar eu tentava fazer os meus codigos sozinho, sem copiar, portanto acredito que seja por isso que nãonotei tais erros.
Como você se referiu ao ANSI C [1989], vamos a esse aspecto. Creio que pelo fato de você ter estudado apenas no livro do Schildt, talvez você desconheça a existência e as implicações dos padrões subseqüentes ISO C [1990] e C99[1990-2000]. Por que o nosso colega deveria estudar o ANSI C? E quem disse que o livro aborda TODAS as funções de todas da biblioteca-padrão C ANSI? Não compreendo exatamente por que você se refere à biblioteca-padrão como aS bibliotecaS. Na minha concepção, existe A biblioteca-padrão. Talvez você esteja confundindo as noções de bibliotecas e de arquivos de cabeçalho, que são coisas completamente distintas.

Certo, aqui devo pedir desculpa pela minha ignorancia. Realmente não conheço nem o ISO C e nem o C99, mas se você quer motivos para estudar ANSI C eu posso te dar. Eu atualmente curso Engenharia da Computação (devo admitir que o foco do curso eh muito mais MS que *nix) mas de modo geral existem diverssos microcontroladores disponiveis no mercado que aceitam apenas Assembly e/ou ANSI C.

Quanto às bibliotecas, me desculpe pela confusão.
Não me lembro muito bem se é na parte III ou IV que o livro inicia programação gráfica no Windows 95. Por favor, o que um livro de "C ANSI" tem a ver com programação gráfica no Windows 95? E que lambança de código é aquele? Um método que ninguém nem utiliza mais. Imagine um iniciante vendo aquele código e tentando compilá-lo?

Concordo plenamente.
Além disso, de fato, há algumas diferenças reais entre a padronização e o que é explanado em seus livros: http://www.lysator.liu.se/c/schildt.html

Também faço parte da lista sobre C na USENET e consultemos o glossário dessa lista: /"[comp.lang.c on USENET] A confident, but incorrect, statement about a programming language. This immortalizes a very bad book about C, Herbert Schildt's C - The Complete Reference. One reviewer commented "The naive errors in this book would be embarrassing even in a programming assignment turned in by a computer science college sophomore." / /But just because there are naive errors doesn't mean it wouldn't be useful to somebody even more naive. "/

Sobre os livros do Deitel (conheço apenas o livro sobre C++), eles são muito básicos para o nosso amigo Flávio. Ele deseja aprender C para escrever módulos para kernel (não sei se para Linux ou FreeBSD porque ele não deixou claro). Ele não deseja aprender escrever strings "Olá, eu sou o construtor da classe X. Tchau" nos construtores de classes [C++].

Certo, eu não li em lugar algum qual era a finalidade que o Flavio gostaria de dar aos seus programas. Eu possuo uma documentação sobre programação em C no Linux que me parece ser muito boa (toda em PDF) mas confesso que nunca li, se estiverem interessados posso passar para vocês a fim de poderem tomar suas conclusões.

/"Agora, se você expressar a sua opinião sobre o *porque* de sua insatisfação com as referidas bibliografias, talvez possamos observar seu ponto de vista e ver que realmente algo esta errado, mas quanto a chegar, falar que os livros são ruins, não dizer o porque e ir embora, por favor né... " /Eu também peço por favor. Por favor, não tente emitir opiniões em áreas que você desconhece.

"...talvez possamos observar seu ponto de vista e ver que realmente algo esta errado..." Em minha primeira mensagem eu tentei deixar claro que não era contra a sua opinião e nem que você estava errado, apenas pedi para que desse a sua opinião, a qual recebo muito respeitosamente.
gethostbyname

PS: Gostaria de exclarecer um detalhe. Não quero parecer prepotente, portanto gostaria de deixar claro que *não possuo* experiencias com programação em C/C++, minhas opiniões refletem apenas minhas experiencias quanto ao aprendizado.

André Ribas

André Ribas wrote:
Caro colega de lista, respeito a sua opinião quanto a não gostar dessas obras, mas acredito que se você quer mostrar seu ponto de vista deveria o fazer de forma apropriada. Veja, você não falou o *porque* de você não gostar desses livros, sendo que a maior parte das pessoas que eu conheço aprenderam com os mesmos.

Eu particularmente aprendi com o "C Completo e Total", gostei bastante do livro porque ele é um guia do ANSI C que é o C padrão que *tem* que funcionar em qualquer lugar. O livro é dividido em três partes, sendo a primeira para explicar a linguagem de programação (gostei muito da abordagem, apesar de muitas pessoas não acharem muito simples). Na segunda parte foi colocado um guia de referencia de *todas* as funções ANSI de todas as bibliotecas. Isso é uma mão na roda quando você ja aprendeu a programar mas esqueceu como aquela função funciona. Na terceira parte o livro aborda conceitos e tecnicas de programação como: fila, pilha, metodos de ordenação etc.

Aqui está o motivo pelo qual *eu recomendo* e *muito* este livro, ele serve tanto para quem está aprendendo quanto para quem ja sabe e apenas quer se lembrar de algo.

Quanto ao "Como programar em C" eu gostei da abordagem simples dele, apesar de não o ter lido por completo. O interessante desta obra é que ele possui diversos exercicios para você praticar o que está aprendendo. De forma geral eu notei que quem teve dificuldades com o "C completo e total" acabou gostando deste livro por ser mais "simples".

Quanto ao outro livro (dos criadores) eu não o conheço e não possuo opinião formada quanto a ele.

Agora, se você expressar a sua opinião sobre o *porque* de sua insatisfação com as referidas bibliografias, talvez possamos observar seu ponto de vista e ver que realmente algo esta errado, mas quanto a chegar, falar que os livros são ruins, não dizer o porque e ir embora, por favor né...

PS. Caro flávio, não se esqueça que nenhum livro vai te ensinar efetivamente a programar, o livro apensa te mostra como a linguagem funciona, esta tarefa cabe apenas a você portanto treine bastante :)






Reply to: