Opnião sobre usop de ldap / voip

Srs,

Estamos desenhando o segunte ambiente:

32 estações(windows / linux)
01 Servidor de arquvios rodando samba como AD
01 Servidor de internet, com Iptables, squid, Postfix, apache, webmail, disco virtual.
07 Usuarios de internet(vendedores exteros acessam webmail)
02  servidores voip interligando duas empresas.

Este será um "pré-desenho" da infraestrutura que estamos montando, e tenho duas duvidas.

1 - Em relação ao controle de usuarios, atualmente a cada manutenção de usuario(uma rotina não periódica), temos que fazer a manutenção no servidor de arquivos no usuario linux e samba, no servidor de internet no usuario linux e do proxy, e nem sei como vai ficar o voip direito ainda. estava pensando em colocar ldap para centralizar tudo isso., mas nosso tecnico não aconselha, devido a "latencia na rede que seu uso proporcionaria"(não sei o termo correto), e que o uso de ldap so é justificavel em instalações com mais de 1000 users, e que o ideal seria apenas a instalação de scripts para manutenção, fora que a complexidade para instalação do ldap e sua manutenção com integração com os outros serviços nao justifica seu uso. Considero tecnico com conhecimentos master(Analista Master), e não duvido de seu conhecimento, mas quero uma segunda opnião, afinal, os serviços dela são free-lance

2 - Hoje atualmente temos na matriz em SP um speedy adsl empresarial 500 mb, a um custo de 400,00 e em BH um veloz 1gb(ta tambem duvido da velocidade), a um custo de 450,00. Em termos de internet áte atende nossas necessidades, mas ao usar voip(servidores asterisk), esta sendo indicado o uso de uma lp da telefonica de 5000 mb dedicado, ao custo de 1100,00 mes. Alguem ja fez alguma instalção de voip para comentar?

Grato

Eduardo Nakamatu