Re: SATA X Kernel 2.4-27

> Estou em um dilema... Vamos atualizar um servidor de arquivo rodando
> Debian 3 Sarge, com kernel 2.4-27, com hds IDE. O micro é um P4 HT 2.8
> ghz e tem duas entras SATA.
> Estou querendo tirar os IDEs e fazer uma RAID com os SATA, mas este é um
> micro de missão crítica, e nunca trabalhei com os sata no linux.
> Alguém que já usou pode me dizer se é um boa, ou é melhor eu ficar com
> os meus IDEs mesmo.
É recomendável que "brinque" um pouco antes com outra máquina para não
deixar o cara da missão crítica fora de operação, a menos que goste de
viver perigosamente :)

> Posso esperar alguma surpresa desagradável ou é transparente. Andei
> lendo o histórico da lista, e verifiquei que existem opiniões dos dois
> lados, gostaria de um desempate para tomar uma decisão acertada.
Eu vejo o SATA apenas pelo lado bom, muito bom. As taxas de
transferências são 3 vezes maiores nos HDs SATA 7.2k RPM do que nos
HDs IDE de mesmo RPM. (Ainda não pude mexer com algo como 10k ou 15k
RPM... :( ) e há uma estabilidade excepcional.

Até hoje nunca tive problemas com este tipo de disco, menos que em
discos SCSI inclusive.

--
Maxwillian Miorim
miorimmax@gmail.com