Ubuntu X Debian

 Pessoal, sempre trabalhei com o Slackware e com FreeBSD mas agora resilvi experimentar o Debian.

Sei que o Ubuntu é voltado para desktpos e que o Debian para servidores. Lógico, a configuração e customização é vc quem faz. Mas a grosso modo acho que posso afirmar isso.

Hoje em dia, como está essa relação do Ubuntu com o Debian ? Digo, ainda são unha e carne ou já existe uma certa distância no que tange a estabilidade, pacotes, etc ?

Desde já agradeço,