(OT) teclado maluco no X

Caros,

gostaria de opiniões no seguinte caso.

Estou com um problema seríssimo numa estação Kurumin 5.1, que o teclado não
funciona normalmente: a única maneira de se fazer as teclas funcionarem, é
segurando-as, e esperar pelo "repeat". Não preciso dizer o quanto isso é
inconveniente, e preciso tentar descobrir a causa disso.

Já foi tentado trocar o teclado (mini DIN), para um USB, e o problema
persistiu. Não há nada relevante no /var/log/XOrg.0.log .

Não tive oportunidade de checar a configuração do repeat no BIOS, mas não
creio que isso seja problema.

A memória RAM da máquina foi testada recentemente.

E o mais curioso: bootando o Kurumin, pelo CD, e usando-o live, o problema não
aparece. Só na versão que está instalada.

Como não tenho experiência com essa distro em particular, não sei se ela
desabilita consoles, ou se não consegui abrí-los pelo próprio problema.

Para encerrar, o problema "apareceu" de repente, isto é, após a instalação, o
sistema ficou funcional durante algum tempo (creio que mais de um mês).

Enfim, sinto um pouco de vergonha por mandar Off-Topic (apesar de ser baseado
em debian, mas mesmo assim offtopic), mas sei que tem gente experiente aqui,
e queria opiniões úteis, e sugestões para investigar melhor.

abraços
FF