Fazer login numa rede LINUX

Pessoal, gostaria de fazer uma rede linux que todas as máquinas fezessem login a partir de uma servidora, tipo como no rWindows, vc cadastra o fulano numa máquina e ele faz logon em uma estação e se conecta a rede.

Já me falarm do ldap, radius, nis, yp bla..bla...bla..! e não sei se preciso disso, só que fazer um loginzinho e mais nada, será que é tão difícila ssim, já q no rWindows não precisa fazer nada se o cara for um servidor?

Brigadão por qqr dica!