Re: (linux-br)Debian (era: Mandriva vs Fedora...)

Em Sábado 15 Abril 2006 18:04, você escreveu:
>  Enfim, acessei www.debian.org, li o manual de instrução
>  para instalação e fui a luta, inclusive o que tinha de opção
>  para leitura acabei lendo.

Ok, é por ai.

>  Baixei o arquivo: debian-31r1a-i386-netinst.iso, verifiquei
>  o checksum e estava ok, pesquisando pelo google e
>  comparando pelos mirrors.

Ok, perfeito.

>  O processo de instalação é muito fácil e completo.

Ótimo!

>  Após a instalação tive o famoso: kernel panic, pois na verdade
>  é necessário o kernel 2.6.x já que na iso que baixei a versão
>  é a 2.4.27
>  No site da Debian comenta que o lançamento da versão estável
>  é de dez/2005 (último release), por quê o kernel é tão "antigo"?

Bom vejo dois problemas aqui:
O primeiro é que não deveria ter havido kernel panic se a instalação correu
bem o kernel deveria ter subido sem problemas mesmo na versão mais antiga.
O Segundo é que você deveria ter encontrado uma menção nas referencias que
você leu sobre a instalação do kernel 2.6.x. Você leu os apêndices?
Veja: http://www.debian.org/releases/3.1/i386/apas03.html.pt

Para instalar com o kernel 2.6.x é só digitar linux26 quando aparece "boot:"
logo no inicio da instalação.

Quanto ao motivo para ainda usar o 2.4.x como padrão. Acredito que seja por
ele ainda é considerado mais estável. Acredito também que o 2.6 já esta
praticamente tão estável quanto mas ainda precisa de tempo para provar
isso... no mundo do Debian quando falamos que esta estável é estável mesmo.
Não pense em estabilidade suficiente para os usuários comuns, pense em
estabilidade suficiente para controlar reatores nucleares, satélites,
sistemas de armas em encouraçados, etc.

>  Qual iso da Debian baixar com kernel versão a partir da 2.6.10?

Essa mesma que você pegou, é só avisar ele que você quero o 2.6.x como eu
falei.

>  Utilizando da própria página www.debian.org cadastrei-me na lista
>  de discussão. obrigado.

Ótimo, nesse caso vamos passar a conversar pela lista, assim outros podem
participar também e mais pessoas podem te ajudar.

>  Acabei reinstalando o CL 10 updt 1, e já estou terminando de
>  configurá-lo novamente.

Sugiro que você de mais uma chance ao Debian, aproveite esses dois feriados
que vamos ter para fazer isso. Esta tudo na Internet, e o Google encontra
tudo.

De também uma olhada no Debian-CCD, acho que é uma boa opção para o que você
quer.

Veja alguns links para você se divertir na Páscoa :D

http://debian-br.alioth.debian.org/
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=maint-guide&translated=yes
http://cdd.debian-br.org/project/
http://cdd.debian-br.org/project/wiki/FAQ