wvdial não levanta ppp0

Olá lista,

Sei que a maioria de vocês não utiliza conexão discada, mas mesmo
assim mando minha dúvida com esperança de que esta possa ser sanada
por vocês que são tão expert no assunto.

Estou usando Ubuntu e Kubuntu com um modem hsp56 amr e o pacote
sl-modem-daemon que funciona perfeitamente se eu conectar com o kppp
no kubuntu.

Porém no Ubuntu não se utiliza kppp. Tento conectar usando o wvdial,
porém o que acontece é que na hora de levantar o ppp0, ele não levanta
e finaliza com erro 10.

Rebootei no Kubuntu e testei a conexão com o kppp e funcionou
perfeitamente (estou  conectado assim agora), desconectei e tente no
kubuntu conectar com o wvdial e aconteceu exatamente a mesma coisa que
está acontecendo no Ubuntu, o ppp0 não levanta e o wvdial ecerra a
conexão com erro 10.

Já vasculhei tudo quanto é coisa, na internet também e nada.

Teve alguém na internet que não conseguiu conectar com wvdial, porém
conseguiu com o pon, mas eu não consigo nem conectar com o pon.

O mais engraçado disso tudo é que um dia desses, cerca de alguns
meses, eu conectava com o wvdial no kubuntu numa boa.

Gostaria muito que alguém de vocês possa me ajudar