Relato sobre a instalação do Debian-BR-CDD

Olá,

Depois dos comentários do amigo Fred e de tomar conhecimento da distribuição *Debian-BR-CDD* contida em um único CD, resolvi instalar o Debian mesmo em minha máquina de testes. Um Compaq 7476 com 310 de ram e 8 de vídeo compartilhado.

Logo ao iniciar pelo CD com o apoio de um boot manager, uma vez que a máquina não tem boot pelo CD-ROM, um pequeno susto. A primeira mensagem do particionador, "Você deseja apagar todo o conteúdo do HD e utilizar como partição do Debian?" não!!! Porém foi só um susto. Logo abaixo havia outra opção para particionar manualmente o HD. Tudo bem, agora podemos ir. "Deseja formatar a particão x e a partição de swap y?" Sim, aí não tem nada importante, manda bala. Segue a instalação... escolher sistema de alocação, sistema de arquivos, ponto de montagem e mais algumas opções que só entenderei a necessidade quando a experiência for suficiente.

"Instalando o sistema básico Debian." Ufa, acho que consegui. "Preparando para reiniciar seu novo sistema Debian." É agora. "Vamos agora configurar seu sistema para atender às suas necessidades." O teclado parou!!! Enter, backspace, esc, tab, soco no teclado, calma, pesquisa. Vamos lá. Máquina principal, histórico da lista. Papapa tetete, nada. Vou pedir ajuda. Espera aí, estou usando mouse serial. Pode ser conflito de barramentos. Troquei o mouse para um PS2 e funfa! Vamos nessa.

"Qual ambiente você gostaria de instalar?" Desktop. Dá-lhe instalação... Terminou que maravilha. Reiniciar. Linha de comando?!!!, mandei instalar o Desktop, terei feito algo errado? Tudo bem, vamos na mão mesmo, mas, quais são os comandos pra instalar o gnome? apt-cache search gnome. Dezenas de opções e, finalmente gnome-core (coração do conhecimento, lúdico isso não). Agora sim. Carregou o gnome que, por sinal, evoluiu bastante desde meu último contato com ele.

Enfim o Debian em ambiente gráfico. Então percebi por que a resistência em relação ao meu pacote. A distribuição é focada principalmente na segurança e na estabilidade e aconselha a instalação dos binários através dos CDs oficiais. Se alguém tivesse me dito essa última frase o assunto terminaria ali, não é Fred?

Por fim, quero dizer que, apesar das dúvidas iniciais sobre a instalação(confesso que não li o manual de instalação), o Debian-BR-CDD resulta em um sistema muito agradável e funcional, merecedor de estudos mais aprofundados sobre suas capacidades. Com certeza, depois de testar várias distribuições, incluí mais uma entre as minhas preferidas e com sérias possibilidades de se tornar a principal. Parabéns aos desenvolvedores pelo excelente trabalho. Espero poder contribuir um dia, afinal, a gente se sente em débito por ter tantos recursos sem dar nada em troca. Obrigado.

Um abraço, Leonardo José Nunes.************