java

Olá pessoal,
   acabei de instalar o  jre-1_5_0_06-linux-i586.bin
voronoi:/usr/java# ls
jre-1_5_0_06-linux-i586.bin  jre1.5.0_06
voronoi:/usr/java#

E fiz o teste da instalação e deu isso. Agora quero usar como aplicativo
para fazer programas educativo. Como eu faço isso? Pois dei os comandos
wel@voronoi:~$ java
bash: java: command not found
wel@voronoi:~$ javac
bash: javac: command not found
wel@voronoi:~$ ./java
bash: ./java: No such file or directory
wel@voronoi:~$
Eu gostaria de saber o que está faltando é o jdk?, onde pego, ou seja, o
que está faltando para o java funcionar?

	JAVA SOFTWARE for Your Computer

VERIFY YOUR JAVA SOFTWARE INSTALLATION

We detected your Java environment as follows;
Description 	Your Environment
Java Runtime Vendor:

Sun Microsystems Inc.
Java Runtime Version

1.5.0_06

CONGRATULATIONS, you have the Latest version of Java!

F. W. S. Lima
Departamento de Física
Centro de Ciência da Natureza
Campus Petrônio Portela