mapeando botao do mouse no teclado

Alo..
Jah fazem uns dias que eu venho encucado com essa questao na cabeca...
Nao eh possivel mapear um botao do mouse no teclado?
(eu fico pensando .. nada eh impossivel..) :)
Andei mexendo novamente com o xmodmap e cheguei a conclusao que ele
permite remapear o mouse e remapear o teclado, mas nao permite mapear um
no outro..
O que eu quero? Estou usando emulacao do 3o. botao no mouse no note, mas
eh chato ficar pressionando as duas teclas, ainda mais quando elas estao
a alguns milimetros do teclado. Minha ideia seria pegar uma tecla, tipo
ctrl direito ou qualquer outra q eu nao use normalmente e colocar a
funcao de botao 2 do mouse...

Dicas?

Percebi que os usuarios de ibook/pbook tem uma app especifica para
isso ..

[]
JA Tavares