Por onde sigo?

Pessoal, boa tarde (esse é o meu primeiro email).

Fiz a instalação do Debian 3.1 sarge no meu pc, pedi para instalar o kernel 2.6 e quando chegou a hora de escolher os pacotes, não selecionei nehuma das opções no menu de categorias ("desktop", "servidor web" e etc). Fiz isso com o intuito de aprender a instalar só o que eu quero.

Enfim, o sistema incializou no modo texto, como eu esperava, e agora?
Será que alguém poderia me dar uma direção, onde procurar um passo-a-passo, algum comando, qualquer ajuda é bem vinda. Num primeiro momento minha intenção é instalar um ambiente gráfico (kde, gnome ou blackbox) com um navegador (firefox) e configurar som e video. A rede foi detectada automaticamente.

Victor