[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Ajuda com backup em dAT



Aqui onde eu trabalho nós utilizamos fitas DAT DDS-4. Aquelas que supostamente aceitam a gravação de até 40 GB de informações dentro de uma fita. O que acontece é que a maioria dos fabricantes de dispositivos de backup informam esse valor supondo que os dados estejam compactados. Eu não consigo de modo algum jogar mais de 30 GB nas minhas fitas.

Entretanto, se você utilizar o tar para fazer o backup, o que eu estou vendo que você faz, suponho que você tenha que configurar o tamanho do buffer pelo mt-st, ou ele pode gravar menos do que ele gravaria na fita ou fazer a alocação de blocos de modo errado.


Um abraço!



Alexandre Estanislau Puhl escreveu:

Bom dia.

Depois de resolvido o problema com o mt, instalando o pacote mt-st, passei a ter outro problema.

Este problema pode estar relacionado com o fato da fita estar baleada por falta de cuidados no armazenamento, pode estar relacionado com o meu script, ainda nao sei ao certo.

O que eu tenho e' o seguinte:

* Fita com capacidade para 36GB
* Tamanho *total* que do diretorio que contem os dados que quero fazer backup : 33GB ( rodando du -sh ) * Excluindo alguns caminhos, o tamanho do backup nao passa de 30GB. ( fiz um tar com o paramentro --totals para o /dev/null )

Mas ao fazer o backup em fita tenho as seguintes mensagens no stderr::

tar: Removing leading `/' from member names
Total bytes written: 20402892800 (20GiB, ?/s)
tar: /dev/st0: Cannot write: No space left on device
tar: Error is not recoverable: exiting now

A primeira linha e' normal, sempre tive ela.... A segunda e' do parametro --totals.

Mas as duas ultimas, eu nao to conseguindo entender, pois se foram gravados 20GB, como pode dar "No space left on device" ?

Alguem tem alguma dica ? Pode ser algum problema com buffer que esteja estourando ?

Tem alguma maneira de eu ver qual a capacidade real da fita ?

O meu script de backup segue abaixo:

#!/bin/sh

mt -f /dev/st0 rewind

tar --totals -cvf /dev/st0 --exclude='servidor/users/Usu*rios' --exclude='servidor/users/Xerox' --exclude='servidor/users/sistemas_velho*' --exclude='servidor/users/sistemas_velho*' --exclude='servidor/utilities/MS Project' --exclude='servidor/utilities/Registro_Windows_Rede' --exclude='servidor/utilities/Office 2003' --exclude='servidor/utilities/CD Drivers' --exclude='servidor/utilities/MDT 6 PP US NT98 (D)' --exclude='servidor/utilities/Arquivos comuns' --exclude='servidor/sistemas/BACKUP/paulo_pc' /servidor 1> log.txt 2>error.txt


Detalhe, eu nao fiz testes com outras fitas ainda, pois estou tentando resolver este problema sem estar me deslocando ate' o cliente ainda....

Agradeco pela atencao.
--
Alexandre Estanislau Puhl
estanislau dot puhl at gmail dot com
Ciência da Computação - UNISINOS
Centro Acadêmico de Informática e Ciência da Computação - UNISINOS
Jabber : estanislau.puhl at gmail.com <http://gmail.com>




Reply to: