Re: Script Firewall

Cesar,
Existem várias formas de se fazer o que vc deseja, mas acho que a mais fácil e seguir a dica abaixo, pois vai resolver esse problema e servir de ferramenta futura para vc manipular scripts de inicialização daqui prá frente no seu debian.

Instale o pacote rcconf

apt-get install rcconf   (não requer nenhuma configuração)

Digite rcconf na linha de comando...

Todo pacote existente na maquina ou script "setado como executável", que estiver no diretório /etc/init.d será listado numa caixa de rolagem.
Role a tela com setas de direção do teclado e ao pressionar a barra de espaço sobre a opção selecionada ele marca com [ * }  aquela opção para ser iniciada em tempo de boot.
Ao pressionar a barra de espaço quando  uma opção já estiver habilitada (com asterisco) ele faz o inverso, ou seja desmarca e essa opção, e aquele pacote  não será mais iniciado em tempo de boot, porém continuará instalado na máquina normalzinho. Se resolver voltar a inicializá-lo é só voltar a marcá-lo com [ * ]

NOTA: Só a título de informação, o pacote rcconf é port do ntsysv do RH

Espero ter ajudado.

Julio Lopez
"Long live to Debian"

Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:
Cesar wrote:

> Boa tarde
> Pessoal, criei meu script de firewall no "/etc/init.d/firewall", em
> seguida dei a permissão de executável para o mesmo: (Debian 3.1)
> # chmod +x firewall
>
> Minha pergunta é a seguinte: Qual comando utilizo para subir o firewall
> na hora em que eu reiniciar a máquina? Seria algo assim:
> #update-rc.d firewall defaults
>
> Só este comando já basta ou precisa de mais argumentos?

Cara, só lendo a man page do update-rc.d pra saber.

Mas recomendo vc seguir o modelinho que existe no /etc/init.d/skel (de
skeleton). Seguindo as coisas que tem por lá, o update-rc.d deve funcionar bem.

--
Marcos