Criar pacote fora do Debian

Olá!

Depois de acabar o meu script de firewall achei melor distribuir para
o pessoal da empresa através de pacotes, ao invés do tar.gz que sempre
usaram. Eles gostaram muito da idéia, mas o meu problema agora é gerar
os pacotes:

No Slackware eu posso gerar pacotes para Slackware e o tar.gz e no
Debian eu posso criar os pacotes para Slackware, Debian e o tar.gz.

E o que tem de errado? Eu não tenho mais Debian na minha máquina, na
verdade ninguém mais da empresa tem, o Slackware e o OpenBSD atenderam
de forma mais satisfatória às nossas necessidades, mas se um cliente
disser "Slackware ou OpenBSD não" então a gente usa o Debian =)

E há também o fardo do "legado": até cerca de um ano o pessoal aqui
usava Fedora, depois foram evangelizados e usaram Debian, mais
recentemente passamos a usar o Slackware por ser a distribuição com a
qual tenho melhor afinidade.

Procurei no site do Debian (meio por cima, é verdade, mas com o google
=) e encontrei apenas duas coisas:
1 - O que o Google me trouxe =) -
http://www.google.com.br/search?q=debian+package+site%3Adebian.org&start=0&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-a&rls=org.mozilla:en-US:official
2 - E o Guia para Mantenedores -
http://www.debian.org/doc/maint-guide/ch-start.en.html

A idéia seria criar o pacote apenas fazendo os arquivos e os
compactando com os meta-files (assim é feito no Slackware e OpenBSD).

Pelo visto é preciso ter o dpkg-dev, assim que sobrar tempo vou pegar
os fontes do sistema dpkg e fazer algo que os adapte ao Slackware
(espero que sejam apenas parâmetros do configure...), caso contrário
serei obrigado a usar um QEMU ou Xen para fazer estes pacotes (ou faço
o pessoal usar o tar.gz no Debian =).

--
Maxwillian Miorim
miorimmax@gmail.com