Automatizar uma tarefa chata.

Olá,

Estou fazendo um trabalho acadêmico de estudo do mercado imobiliário com uso do software estatístico GNU R. Para conseguir a base de dados tenho que visitar páginas e páginas de anúncios de imóveis em sítios de classificados pela internet.

Existe alguma linguagem de programação que possua ferramentas práticas de acesso à paginas para copiar os dados e organiza-los em arquivos de texto?

A tarefa  de salvar a página e organizar num arquivo texto os dados separados por ponto-e-vírgula é realmente muuuuuuiiiiito chata.

Grato.
--
Sávio Martins Ramos -  Arquiteto
Rio de Janeiro  ICQ 174972645