Re: problemas com som

On 3/22/06, Jonathan R. Martins wrote:
>  Estou com problemas com som no sarge. O alsa esta instalado, tudo funciona
> como root direitinho, o alsamixer esta ajustado e ate tenho gamix instalado
> e OK. Uso mplayer e os videos rodam direitinho, tudo funciona. Mas como
> usuario comum nao toda som, o totem diz que nao é possivel abrir o
> dispositivo de audio. Tento executar o alsamixer como usuario e ele retorna
> -- alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: Permission denied.
>  O gamix tambem nao abre o o kmix tambem aparece em branco. O usuario esta
> [...]

Muita gente se engana ao dizer "o usuário está no grupo audio". Não
basta alterar o /etc/group e instantaneamente o usuário passa a
pertencer ao grupo audio. Pode ser necessário fechar a sessão e
reabrí-la para que o usuário passe realmente a pertencer ao grupo
audio. Como já faz tempo que você mandou a mensagem é bem provável que
isso já tenha acontecido, mas é sempre bom TER CERTEZA que o usuário
está no grupo audio olhando a saído do comando "id".

Além disso, alterar as permissões do /dev/dsp e /dev/mixer pode não
ser suficiente dependendo de como é o seu sistema. Esses arquivos
geralmente são links para os dispositivos verdadeiros. Existem também
os dispositivos "audio". Seria bom conferir as permissões de todos
esses dispositivos com um "ls -l dsp* mixer* audio*" no diretório
/dev.

No mais, ter permissão de leitura e escrita no "dsp", no "mixer" e no
"audio" adequados é tudo que o usuário precisa.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/