Som- o problema continua

Ola lista,

Estou com problemas com som no sarge. O alsa esta instalado, tudo funciona como root direitinho, o alsamixer esta ajustado e ate tenho gamix instalado e OK. Uso mplayer e os videos rodam direitinho, tudo funciona. Mas como usuario comum nao toda som, o totem diz que nao é possivel abrir o dispositivo de audio. Tento executar o alsamixer como usuario e ele retorna
-- alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: Permission denied.
O gamix tambem nao abre o o kmix tambem aparece em branco. O usuario esta no grupo audio, entao nao era para existir problema de permissoes. Detalhe, o computador e cliente NIS, ou seja os usuarios sao do servidor NIS, a maquina e cliente. Isso faz alguma diferença? Na hora do desespero, dei permissões para /dev/dsp e /dev/mixer (chmod 666) e o som tocou, mas o alsamixer e o gamix e o kmix continuaram da mesma forma, sem acesso. Sei que nao e prudente dar essas permissoes por isso quero uma soluçao mais elegante e para que tudo funcione como usuario comum, inclusive o mixer, os ajustes de som, o alsamixer... Agradeço sugestoes.

Só lembrando que o usuario esta adicionado no grupo audio!

Jonathan. R. Martins
Mestrando em Física
Universidade Federal de Minas Gerais
ICEX