Iptables no Debian 3.1

Boa tarde,

Pessoal, instalei o Iptables 1.2.11-10 no Debian 3.1 e ocorreu tudo perfeitamente. Ao verificar os daemons no "/etc/init.d/" não encontrei o iptables, então resolvi criá-lo na unha através dos comandos:

# gunzip /usr/share/doc/iptables/examples/oldinitdscript.gz -c > /etc/init.d/iptables
# chmod +x /etc/init.d/iptables
# mkdir /var/lib/iptables
# chmod 700 /var/lib/iptables

(Até aqui tudo bem)

Para ativar as regras executei o seguinte comando:
# /etc/init.d/iptables save active

Com este comando é criado automaticamente um arquivo chamado "active" dento do /var/lib/iptables

Minha pergunta é a seguinte: Neste ambiente acima, estou com dúvida onde editarei as regras do meu firewall, ou seja, no próprio arquivo "active" ou não? Ou será necessário criar um outro arquivo/script para funcionar as regras?

Valeu pessoal.
Abraço.