Re: OFF - Athlon Esquentando

Olá Marcos,
Tenho problema semelhante com um Duron 2000+ (1300) e um Sempron 2200+ (1500).
Depois de muitos testes e pesquisas, a primeira coisa que constatei é que a rotação e o desenho dos ventiladores do processador contribuem muito para reduzir a temperatura.
No caso do Duron, ele está em uma placa ECS K7Som+, soldado direto na placa. Quando comprei já veio com o cooler. Com o ventilador original, de 3000 RPM, a tempuratura mínima de funcionamento é de 60°C subindo para 65°C em média quando em uso. Consegui reduzir a tempetura em 10°C, baixando de 60 para 50, substituindo o ventilador (permaneceu o dissipador original) por outro que neste momento está indicando 5818 RPM e mantendo o gabinete sem a tampa lateral. Caso coloque a tampa a temperatura fica em 55°C. Aqui, para não trabalhar "destampado" e melhorar a refrigeração, vou imitar os gabinetes modernos abrindo um buranco na tampa e colocando uma coifa (tubulação) que lique a tampa ao ventilador.
No site da AMD não há mais data sheet para Duroun, mas podemos encontrar para Athlon e Sempron. Lá diz que a temperatura limite dos Sampron é de 90°C. Achei muito alto e não consegui localizar nenhum artigo ou teste que falasse sobre temperatura para confirmar esses valores.
Sucesso.
CR