bittorrent x segurança

Fala pessoal

Estou baixando uns arquivos com bittorrent. Liberei as portas
6881-6889 TCP no roteador. E não estou usando firewall. Li em [1] que
é possível aumentar a segurança usando uma blocklist para prevenir
conexões de IPs suspeitos. Eles sugerem um programa chamado
Protowall [2], que é para rindows. Este programa atualiza a lista
automaticamente e bloqueia os IPs suspeitos.
Pergunto: há algo semelhante para o Debian? Devo usar o iptables? Como fazer?

Agradeço a ajuda,
Fabio.

1. http://www.bittorrentguide.co.uk/dmca.html
2. http://www.bluetack.co.uk/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=2